O Grupo Escoteiro Duque de Caxias, 156 SP, foi fundado em 16 de junho de 1964, na residência do Sr. Orlando Diamantino, que era o Presidente do Conselho dos Proprietários dos Imóveis do IAPI da Várzea do Glicério.
_
O início das atividades do Duque, forma carinhosa como chamamos o Grupo Escoteiro Duque de Caxias, foi marcado pelo esforço e pela iniciativa de todos os participantes para a formação de um grupo com Escotismo de alta qualidade.
  Os fundadores definiram as diretrizes e os procedimentos administrativos, técnicos e de infra-estrutura.  
     
  As primeiras barracas e lonas foram doadas pelos pais e o 1o. Acampamento, no bairro do Morumbi, aconteceu em 1964.  
     
  Em 1965, um ao após a fundação do Duque, o grupo contava com 72 membros, distriuidos em lobinhos, escoteiros, seniores e escotistas.  
     
  Em 14 de maio de 1965, por meio dos esforços do Chefe Orlando Diamantino junto à Prefeitura de São Paulo, o Duque instalou sua sede no Parque Infantil e Recreativo da Várzea do Glicério e contou com a presença ilustres do então Secretário da Educação e Cultura do Município de São Paulo, Sr. Valério Guilli, nos festivos do 1o. aniversário do Grupo.  
     
  Após longas negociações e várias solicitações, o Duque recebeu autorização para o uso do terreno pertencente ao IAPI na Rua Luis Gama, 554, onde o Grupo mantém sua sede até os dias de hoje.  
     
  O ano de 1984 marcou a implantação das seções femininas, denominadas Coeducação, o que fortaleceu a unidade familiar do Grupo, tanto no âmbito das próprias famílias dos integrantes quanto no âmbito da grande família formada por todos que integram o Grupo Escoteiro Duque de Caxias.  
     
  No início das tropas femininas, surgiu a 1a. matilha na Alcatéia, com lobinhas irmãs de outros lobinhos e escoteiros.  
     
  Depois, mais meninas se juntaram ao Grupo, marcando o começo de uma vibrante atuação feminina no Duque.  
     
  Hoje, o Duque de Caxias conta com vários integrantes e recebe constantemente os ex-escotistas, que chegam para ver os amigos e contribuir para a formação das crianças e dos jovens.  
     
  Conheça e veja também:  
     
  a história do lenço do Duque  
  nosso arquivo de fotos históricas  
  entrevista com o fundador do Duque