O Movimento Escoteiro é direcionado por princípios que buscam formar indíviduos saudáveis, honrados, leais, cientes de suas responsabilidades; que saibam trabalhar em equipe, ajudar e respeitar o próximo, respeitar e conhecer a si mesmo; que tenham valores éticos, morais, religiosos e fraternos.
_
  Os princípios fundamentais do Movimento Escoteiro podem ser resumidos da seguinte maneira.  
     
   1 - Desenvolvimento da saúde, da ética e da moral do indíviduo.  
   2 - Desenvolvimento intelectual e educacional.  
   3 - Desenvolvimento físico.  
   4 - Desenvolvimento do pensamento criativo.  
   5- Auto-conhecimento.  
   6 - Estímulo ao trabalho em equipe.  
   7 - Estímulo ao trabalho voluntário.  
   8 - Respeito à natureza.  
   9 - Formação de indivíduos que saibam interagir na sociedade e que respeitem as pessoas.  
   10 - Incentivo e respeito ao trabalho e à justiça nos planos pessoal, familiar e social.  
     
Estes princípios são praticados no cotidiano do escoteiro, tanto em atividades ao ar livre quanto em trabalhos sociais, em jogos e em trabalhos em equipe, sempre com o acompanhamento, o estímulo e o apoio educacional dos adultos do grupo.
_
  O objetivo é que as crianças e os jovens formem seus valores, compreendam o mundo em que vivem e aprenda novas técnicas e conceitos através de atividades saudáveis, divertidas, instrutivas, alegres e dinâmicas.  
     
  Desejamos que nossas crianças e nossos jovens se tornem pessoas leais, autênticas, confiáveis, criativas, solidárias, capazes de tomar decisões justas e honestas, que respeitem as leis, a natureza, os animais e o ser humano, que sejam conscientes de seus direitos e deveres, que busquem a Deus e que sejam felizes.